quinta-feira, 19 de julho de 2012

Uma Amizade Séria e Profunda Demanda Compromisso


A alma de Jônatas se ligou à de Davi e Jônatas o amou como à sua própria alma. 1 Samuel 18.1

O compromisso demonstrado por Jônatas para com Davi é concretizado quando ele dá alguns presentes ao amigo, numa linda simbologia de sua humilde entrega: E Jônatas fez um acordo de amizade com Davi, pois se tornara o seu melhor amigo. Jônatas tirou o manto que estava vestindo e o deu a Davi, com sua túnica, e até sua espada, seu arco e seu cinturão (1 Samuel 18.3,4). 

O filho do rei, o príncipe de Israel, que certamente herdaria o trono, desapossou-se humildemente da capa de príncipe que vestia e a colocou sobre os ombros de um menino, um simples pastor de ovelhas. Este foi um ato que honrou Davi, tornou-o um seu igual, mas fez de ambos  alvos vulneráveis do ciumento e invejoso rei Saul, pai de Jônatas.

Vestir a capa real era uma honra indiscutível. O símbolo que identificava Jônatas como futuro rei foi dado espontaneamente a um jovem servo, deixando-lhe finalmente, o caminho do trono livre, colocando-o em grau de igualdade consigo mesmo. Talvez tenha sido realmente um gesto profético. Talvez Jônatas soubesse que Davi fora ungido por Deus para ser rei em Israel em lugar de Saul. Como homem de grande visão, ele ignorou qualquer cobiça pelo trono que viria um dia a ser seu, mas priorizou a vontade do Senhor, colocando-se ao lado de Davi, como seu segundo.

E não é esta a figura que antecipa o despojado e incondicional amor de Jesus Cristo por nós? Ele esqueceu Sua majestade e fez-se um humilde servo por amor às suas criaturas. A amizade de Jônatas e Davi nos faz compreender melhor a amizade de Jesus por nós.

Nas melhores amizades a entrega é um elemento prioritário. Deve haver sempre alegria pelo sucesso do outro. Não deve haver lugar para manipulações, ciúmes, competição danosa entre as duas pessoas.

Este também deve ser o compromisso entre duas pessoas casadas. Ambos devem estar dispostos e prontos a dar a vida um pelo outro. Foi este o amor de Deus quando entregou Seu próprio Filho. Foi este o amor de Jesus para com Sua noiva, a igreja: Ele se entregou por ela. 


PENSE NISSO: Jesus disse: Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos (João 15.13). Existe esse compromisso em seu casamento? 


Fonte: Devocionais para  Casais - Jaime e Judith Kemp



Nenhum comentário:

Postar um comentário