quinta-feira, 1 de março de 2012

Os Benefícios da Unidade na Vida da Igreja.


Sermão Proferido na Igreja Batista Parque das Nações – 16/08/09
Pr. João Rodrigo Seemam  

  

Salmo 133  “1 Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos! 2  É como o óleo precioso sobre a cabeça, o qual desce para a barba, a barba de Arão, e desce para a gola de suas vestes. 3  É como o orvalho do Hermom, que desce sobre os montes de Sião. Ali, ordena o SENHOR a sua bênção e a vida para sempre”.


Introdução: Nos momentos de tragédia, vemos um sentimento de unidade muito grande entre as pessoas. Elas deixam-se levar por esse sentimento e demonstram toda a sua tristeza, dor e, ao mesmo tempo, um desejo de amparar, socorrer, proteger aqueles que passam e estão passando por uma situação difícil.
O mundo inteiro se sensibilizou quando aconteceu aquele ataque as torres gêmeas que dizimou centenas de pessoas. Quando aconteceu o Tsunami, nós vimos muitos países colocando-se a disposição, várias ONGs e forças humanitárias se unindo na reconstrução daqueles países.
Vimos a não muito tempo atrás as chuvas que castigaram o sul do Brasil e agora o Norte Brasileiro. Quantas pessoas não se dispuseram a ajudar. Eu me lembro que no sul, em Santa Catarina, os governantes chegaram até a pedir para parar de enviar ajudas porque estava sobrando mantimentos e não tinha como guardá-los. 
A crise faz com que as pessoas sejam caridosas, amáveis umas com as outras mesmo sendo elas, muitas vezes de ideologias e de pensamentos diferentes uma das outras.
Esse tipo de sentimento faz com que barreiras e obstáculos sejam destruídos pela compaixão presente entre os povos, mais especificamente nas tragédias.
Não deveria ser assim. Deveríamos procurar à união, a compaixão, a misericórdia em toda e qualquer situação. No entanto, nesses momentos, essas coisas se afloram mais, até mesmo pelo fato de você observar a situação da pessoa.
Olhando para o nosso contexto, uma pessoa decide-se por uma igreja pela acolhida que lhe é dada. Estatisticamente isso já está comprovado. Uma pessoa não permanece numa Igreja se não consegue ter amigos nela.
Via de regra, quando uma pessoa procura uma comunidade para se congregar, ela não sabe distinguir ainda o compromisso que essa igreja tem com teologia. O fator decisivo para manter aquela pessoa na comunidade é relacionamento.
Se você for estudar a palavra de Deus vai notar um fato interessante que cristianismo é, sobretudo, relacionamento.
Nós somos uma família, somos um rebanho, somos membros um dos outros, estamos ligados uns aos outros ao ponto de Paulo dizer que se um sofre todos sofrem com ele, quando ele se alegra todos se alegram com ele.
O Movimento de Crescimento de Igreja já pesquisou isso e constatou que 75% das pessoas que estão integradas nas igrejas foram trazidas por amigos, por parentes, por pessoas amigas, revelando com isso que a amizade é uma ponte de evangelização. É um instrumento de evangelização.
Está provado estatisticamente que quando uma pessoa é confrontada por um fato negativo, ou seja, quando ela não é bem recebida, ela passa esse fato para 11 pessoas.
E cada uma dessas 11 passa esse fato para 5 pessoas, de tal maneira que um fato negativo se multiplica 55 vezes de tal forma que o nosso comportamento não é neutro.
Esse texto que lemos também nos ensina que devemos nos interessar mais uns pelos outros.
 Esse salmo foi escrito na ocasião em que as tribos de Israel fizeram Davi rei. Esse texto é um louvor à Deus pela unidade presente entre os irmãos que compunham as tribos que formavam a nação de Israel.
Davi foi elevado rei, não de forma unânime, é óbvio, existiam pessoas que não concordavam com o reinado dele, mas a grande maioria concordou e, durante mais de trinta anos, ele reinou imperiosamente com temor a Deus  e com as Bênçãos Dele.  
Veremos nesse texto sobre os Benefícios que a Unidade Trás para a Igreja de Deus.

1º) A Unidade  é Apreciada por Deus. (1)

1 Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos!” É um benefício sem medidas saber que Deus olha para a Igreja e aprecia a forma dela viver os seus relacionamentos.
Como é bom e como é prazeroso; sentar os irmãos juntos.
O verso 1 é uma expressão da bênção alcançada na união das doze tribos sob o reinado de Davi, após o problemático reinado de Saul.
As tribos de Israel tinham se separado durante o governo dos juízes. Elas já entraram em Canaã separadas, algo que foi ruim para o começo deles, como instituição, como povo de Deus em outra terra.
No entanto, o que a monarquia faz? A monarquia reunifica, ela busca a reunião dessa nação, isso viria como resultado de um governo centralizado, de um governo com sabedoria e direção de Deus.
Davi foi esse rei, mesmo não sendo unânime, ele governou por mais de trinta anos em Israel e conseguiu gerar unidade, conseguiu promover a paz, conseguiu gerar comunhão naquela nação.
 E o que ele faz? Ele escreve esse salmo para mostrar os benefícios de se viver em comunhão uns com os outros.
O Senhor Jesus Cristo disse que uma casa dividida não prevalece. Uma igreja desunida não se sustenta.
Foi a comunhão e a união da Igreja de Jerusalém que tornou aquela igreja simpática aos olhos da sociedade.
Diz a Bíblia que ela contava com a simpatia de todo o povo, enquanto isso, acrescentava o Senhor dia a dia os que iam sendo salvos. Atos 2:47
A busca pela promoção do bem estar é tarefa de cada um daqueles que compõem o reino de Deus.
Como irmãos, nós devemos quebrar barreiras para estreitar ainda mais os nossos relacionamentos.
Eu sei que existem afinidades entre uns e outros por conta de proximidades em relacionamentos que se dão por causa de idade, de preferências, identificação. Isso não é pecado. Pecado é quando se formam blindagens impossíveis de serem penetradas, onde as pessoas criam barreiras e inibem outras de chegar.
È muito difícil uma convivência intensa de um adolescente com um idoso de setenta ou oitenta anos no que se diz respeito a gosto, não significa que eles não possam ser amigos.
Certa vez um pastor contou sobre a existência de um quadro que tinha um abismo de um lado e uma ponte do outro e a frase escrita naquele quadro é:
“Os homens quebram as pontes, mas Deus as constrói”.
Portanto, é possível que nós necessitemos de Deus para construir esses relacionamentos que às vezes ficam arranhados, fragmentados por conta das nossas incapacidades de resolver isso.
Ele está nos dizendo nessa noite que aprecia a unidade. Deus abençoa o seu povo ao ver isso.
A igreja precisa conhecer desse beneficio e estar sobre a apreciação de Deus.
Como Deus tem visto você como Igreja Batista Parque das Nações?. Ele tem apreciado os seus --  anos de vida? Como está a sua unidade?

Os Benefícios que a Unidade Trás Para a Igreja de Deus.

2º) A Unidade Exige Pureza Nos Nossos Relacionamentos.

“2  É como o óleo precioso sobre a cabeça, o qual desce para a barba, a barba de Arão, e desce para a gola de suas vestes”
Aqui Davi usa uma metáfora, ele vai usar 2 nesse texto. Essa é a primeira, com a finalidade de mostrar ao povo de Israel o quanto eles deveriam ser puros e santos nos relacionamentos que eles teriam a obrigação de desenvolver na vida deles como povo de Deus.
A figura usada é a do óleo da unção do sacerdote.
A expressão “como o óleo” logo no início do verso mostra a comparação da unidade com o "óleo" ou a preciosidade do óleo.
A comparação é de toda a figura do verso: a unção do sumo sacerdote Aarão sobre toda a casa de Israel e os resultados dessa unção.
Dentre as doze tribos Deus escolheu uma para exercer este ministério. Uma tribo abençoaria a si mesma e a todas as demais. Porém, o sacerdócio era prejudicado quando havia divisões entre as tribos, rompendo sua unidade. Sob o reinado de Davi o sacerdócio cumpria a plenitude de suas funções sobre o povo de Israel.
O colar da veste do sumo sacerdote carregava duas pedras de ônix onde estavam inscritos os nomes das doze tribos (Ex 28.9-10).
“9  Tomarás duas pedras de ônix e gravarás nelas os nomes dos filhos de Israel: 10  seis de seus nomes numa pedra e os outros seis na outra pedra, segundo a ordem do seu nascimento”.
 Na unção, não só o sacerdote era ungido, mas também aqueles que ele representava. O óleo descia da cabeça sobre a barba e sobre o colar das vestes, onde estavam representadas as doze tribos de Israel.
Somente na unidade é que todo o Israel poderia receber o exercício do sacerdócio. A contínua expiação pelo pecado dependia da unidade do povo de Deus.
O óleo deveria ser santo para demonstrar a capacidade que os sacerdotes deveriam receber como atestação da realidade do seu ofício.
Era um óleo que exalava perfumes, extremamente cheiroso, que se esparramava tanto pelo corpo de Arão quanto também na vida das pessoas que se aproximavam dele e sentiam o cheiro.
Esse perfume causava um grande deleite sobre aqueles que sentiam o cheiro dele. E isso impactava o povo a sua volta e ao mesmo tempo mostrava a pureza com a qual eles haviam preparado aquele óleo que era especificamente usado sobre o sacerdote para capacitá-lo a exercer o seu ofício.
Deveria existir pureza nos relacionamentos entre o povo de Deus e Arão mostrando a unificação do povo de Deus. Uma unificação santa e pura em volta de um sacerdote que apontava para Deus em seus atos de adoração e comunhão.
Como servos e sacerdotes de Deus hoje, nós carecemos de pureza, de santidade nos nossos relacionamentos? Para que? Para que as pessoas vejam em nós um povo que busca a unificação em prol da glorificação do nome do Senhor.
É necessário exalarmos o perfume doce de Cristo, mostrando a sua doçura aqueles que estão a nossa volta.
Este conceito estende-se para o povo de Deus na era do Novo Testamento: "Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus…" (1 Pe 2.9).
Esta unidade se expressa à medida que o povo de Deus se submete à autoridade do Rei, sua lei e seu ensino, sem se desviar, sem comprometer sua verdade. Nesta unidade, Iahweh ordena a sua bênção.
Assim como o óleo apontava para a pureza na vida daquele sacerdote, a pureza nos nossos relacionamentos deveria nos fazer capazes de esparramar aos outros a mensagem do evangelho de Cristo.
Cada dia que passa as virtudes cristãs, a moralidade cristã são relativizadas dentro da nossa sociedade. Princípios absolutos como a verdade, a santidade, a integridade têm sido desconstruídos, tem sido trocados por mentiras e falsas ideologias.
Precisamos viver a pureza dos nossos atos, através de um relacionamento construído entre nós e Deus, baseado na verdade e no compromisso com Ele e com os nossos irmãos para que o mundo veja o quanto nós temos exalado o aroma de Cristo dentro de uma sociedade não cristã.

Os Benefícios que a Unidade Trás Para a Igreja de Deus.

3º A Unidade Gera Frutificação de Vidas.

3  É como o orvalho do Hermom, que desce sobre os montes de Sião. Ali, ordena o SENHOR a sua bênção e a vida para sempre”.

Essa é segunda metáfora que Davi usa para o assunto que ele desejava ensinar por meio desse texto.
Agora ele demonstra que o Hermom era uma benção em meio ao deserto. Era cercado por um aspecto sombrio, horrível.
A localização do Hermom era aparentemente infrutífera; Em uma perspectiva puramente humana, não sairia nada dele, porque as condições para a agricultura era nulas. No entanto o Hermom era uma montanha alta, a maior de Israel. onde se acumula o gelo à noite, por causa do frio muito intenso nos desertos nesse período noturno.
E lá no pico da montanha do Hermom se formava camadas de gelo. Pela manhã o sol que nasce fervoroso no deserto começava a derreter a camada de gelo que se formava na montanha. E o que fazia isso?
Fazia com que o gelo derretesse e virasse água e escorresse sobre o Hermom , e toda a descida do monte, era cheia de plantas, era cheia de frutos.
Existia vida ali em meio ao deserto. A água fertilizava o lugar e fazia dele, que tinha tudo para ser feio, infrutífero e morto, resplandecer, reverdecer, dar vida as pessoas que passavam por ali e para os animais se alimentar dos frutos e da vegetação que passava a existir.
É por isso que o texto diz que a benção do Senhor está ordenada para ali e a benção do Senhor é vida.
Quando Deus ordena vida, significa que tem gente sendo salva. Onde há união há salvação. A comunhão é o berço da evangelização. Deus mandaria gente dele salva para um ambiente hostil, nocivo?
As pessoas que passavam por ali eram abençoadas com aqueles frutos. Essa comparação é utilizada por Davi para mostrar o outro aspecto do beneficio da comunhão dos crentes. Os crentes precisam gerar vida, frutificar.
É natural na vida de  uma igreja que compreende o seu papel de ser frutificadora, de ser benção no lugar aonde ela está. De esparramar o evangelho e a vida que só o evangelho de Cristo pode dar aqueles que estão mortos no lamaçal do pecado. Nós precisamos dessa compreensão.
Somente quando tivermos comunhão uns com os outros e com Deus é que nós frutificaremos e cresceremos espiritualmente e fisicamente também.
Nós precisamos ser benção entre os povos e entre as nações, exercendo a nossa característica missionária, divulgadora do evangelho e da pregação da Escritura.
Temos que ser luz aonde Deus nos tem colocado, temos que ser como o Orvalho do Hermom, quando descermos, desceremos exalando vida, mostrando a grandeza e a Glória de Cristo através de posturas séria dentro de uma sociedade tão suja como a nossa.
Se continuarmos vendo o pecado se alastrando, sem abençoar outras pessoas , sem mostrar  a água do Hermom que está sobre nós por onde passamos, seremos cobrados pelo próprio Deus.
O que você tem feito durante tantos anos na Igreja? Há quantos você tem testemunhado? Há quantos você tem frutificado o amor De Jesus aos perdidos à nossa volta?
Moody foi um dos grandes evangelistas da Inglaterra do século 18. Ele não foi um intelectual como muitos reformadores e contemporâneos da sua época, não foi um pregador de multidões em conferências. Mas esse homem evangelizou mais de 500 mil pessoas no decorrer de sua vida.
Toda noite ele saia da sua casa e sentava-se ao lado de uma pessoa e apresentava para ela o evangelho. Ele foi um dos maiores evangelistas que o mundo conheceu fazendo um trabalho simples de sentar ao lado de uma pessoa e falar de Cristo.

Conclusão:

O meu desejo nessa noite é de que Deus esteja Apreciando a unidade dessa Igreja. Se você acredita que precisa melhorar nessa área, peça ajuda à Deus.
 A unidade exige Pureza nos nossos relacionamentos. Como tem sido a sua vida? Você tem dado bons testemunhos, tem exalado o perfume de Cristo. Se isso não está acontecendo, peça para que Deus lhe ajude e mude de direção.
    Você tem Frutificado como crente no Senhor Jesus? Quanto tempo faz que você não testemunha para alguém sobre o evangelho do Cristo?  
Deus Aprecia uma Igreja Unida, Pura nos seus Relacionamentos e Frutificadora de almas salvas para a eternidade.      
                                       
 Pr. João Rodrigo Seemam  


4 comentários: