quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

A Vontade de Deus em Nossa Vida


Base Bíblica Mateus 21.23-32 


 E, chegando ao templo, acercaram-se dele, estando já ensinando, os príncipes dos sacerdotes e os anciãos do povo, dizendo: Com que autoridade fazes isto? e quem te deu tal autoridade?E Jesus, respondendo, disse-lhes: Eu também vos perguntarei uma coisa; se ma disserdes, também eu vos direi com que autoridade faço isto. O batismo de João, de onde era? Do céu, ou dos homens? E pensavam entre si, dizendo: Se dissermos: Do céu, ele nos dirá: Então por que não o crestes? E, se dissermos: Dos homens, tememos o povo, porque todos consideram João como profeta. E, respondendo a Jesus, disseram: Não sabemos. Ele disse-lhes: Nem eu vos digo com que autoridade faço isto. Mas, que vos parece? Um homem tinha dois filhos, e, dirigindo-se ao primeiro, disse: Filho, vai trabalhar hoje na minha vinha.  Ele, porém, respondendo, disse: Não quero. Mas depois, arrependendo-se, foi. E, dirigindo-se ao segundo, falou-lhe de igual modo; e, respondendo ele, disse: Eu vou, senhor; e não foi. Qual dos dois fez a vontade do pai? Disseram-lhe eles: O primeiro. Disse-lhes Jesus: Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes entram adiante de vós no reino de Deus. Porque João veio a vós no caminho da justiça, e não o crestes, mas os publicanos e as meretrizes o creram; vós, porém, vendo isto, nem depois vos arrependestes para o crer. 

                Após a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e a purificação do templo, os fariseus, amargos adversários de toda retidão, cercaram nosso Senhor procurando um motivo para levantar acusação contra ele, pois até o momento, os sacerdotes não tinham uma única palavra a dizer contra os ensinamentos, vida e conduta de Jesus e seus seguidores.
                Por isso, trataram de questionar a comissão divina do nosso Senhor, e assim é até hoje, os inimigos da verdade estão sempre preparados para questionar a autoridade de todos quantos se conduzem melhor do que eles próprios. Os filhos deste mundo têm muitas vezes tentado impedir o avanço das reformas e reavivamentos, em nada se importando com a manifesta benção de Deus sobre o trabalho de um homem. As grandes coisas que têm sido feitas e o sucesso de um servo nada significam, eles querem saber quem o enviou, querem ver o seu diploma, querem saber o seu preço.
                Não devemos ficar surpresos nem desanimados quando ouvirmos tais coisas, pois estas argumentações foram levantadas contra o próprio Jesus Cristo. Sem dúvida devemos seguir a determinação do apóstolo Pedro, “estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós, fazendo-o , todavia, com mansidão e temor” (1 Pe 3.15),  sendo necessário muita sabedoria,  conforme ensinamento de Salomão: “Não respondas ao insensato segundo a sua estultícia, para que não te faças semelhante a ele” ( Pv 26.4).
                Mas o Senhor oferece grande encorajamento àqueles que se arrependem, salientado na parábola dos dois filhos.  Ambos receberam a ordem de ir trabalhar na vinha de seu pai. O filho que prometia obedecer, mas não cumpria a sua palavra, era um retrato dos cerimoniosos fariseus, diziam que queriam fazer a vontade de Deus, mas constantemente desobedeciam. Eram impostores, só representavam.
                É muito perigoso fingir que obedecemos a Deus, quando nosso coração está longe dEle,  porque Deus conhece nossas verdadeiras intenções. Nossas ações devem estar de acordo com nossas palavras,  devemos agir com coerência, devemos procurar sempre fazer a vontade do Senhor para a nossa vida.
                Que hoje você possa orar para que seja liberto da necessidade de aparências e aprovação social em sua vida; que o Senhor aumente o seu desejo de fazer a vontade dEle, tornando-te reconhecedor da autoridade que vem de Deus, e que assim se alegre com o ministério de outras pessoas enviadas pelo Senhor, para que muitos ouçam a mensagem do Evangelho e venham até Deus. 

Roberta Jaciane

Nenhum comentário:

Postar um comentário