quinta-feira, 5 de abril de 2012

Fé Verdadeira diante das Provações





NTLH – “7. Essas provações são para mostrar que a fé que vocês têm é verdadeira. Pois até o ouro, que pode ser destruído, é provado pelo fogo. Da mesma maneira, a fé que vocês têm , que vale muito mais do que  o outro precisa ser provada para que continue firme.  E assim, vocês receberão  aprovação, glória e honra, no dia em que Jesus Cristo for revelado.”
ARC – “7. Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor e honra, e glória na revelação de Jesus Cristo;”
            
            O sofrimento se apresenta de diversas formas, por abuso físico, mental, por doenças ou perseguiçes. Os cristãos do primeiro século estavam passando por isso, a dor e angústia levavam alguns a esmorecer, a ter sua esperança diminuída, despedaçada. E foi nesse contexto que Pedro escreveu esta carta, a fim de encorajar os irmãos perseguidos a continuarem firmes e leais a Jesus.

Todos os crentes enfrentam tais provações, podemos aduzir isto pelas palavras do Senhor no evangelho de João, quando diz que “no mundo tereis aflição, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”. Apesar dos conflitos inevitáveis pelos quais passamos, devemos sentir uma verdadeira alegria por saber que Jesus não nos abandona e que podemos declarar a paz de Cristo nos tempos mais desagradáveis. 

Quando Pedro faz a comparação da nossa fé com o ouro, relaciona a sua purificação. Para ele o processo de purificação é semelhante, pois no refino do metal, ele é aquecido no fogo até derreter, de forma que as impurezas separam-se deste e sobe para a superfície. Sem este aquecimento, não há purificação.

Quando o ouro é refinado, a face do trabalhador aparece em sua superfície pura e clara, e ele se alegra com o resultado do seu trabalho. O mesmo acontece quando passamos pela provação e temos a nossa fé testada. Somos purificados por Deus, e o Seu reflexo em nossa vida torna-se cada vez mais claro para aqueles que estão ao nosso redor. 
 
Encontramos na Bíblia, diversos personagens que passaram por tais provações e tiveram a sua fé provada, refinada e ao final teve o reflexo de Deus visto por muitos. Podemos mencionar José, um jovem que foi traído por seus próprios irmãos, vendido como escravo, levado para uma terra distante, longe de todos que amava. Este rapaz tinha tudo para se voltar contra Deus, tinha tudo para ser depressivo e sem esperança. No entanto, ele permaneceu constante, manteve a sua comunhão com Deus, e com isso teve a sua fé fortalecida, provada. 

Como José, devemos entender que mesmo quando tudo está desfavorável, quando estamos em sofrimento, o nosso Senhor está conosco, ele não nos abandona.  Devemos  nos lembrar que de que somos salvos, que o mundo já foi derrotado, devemos seguir adiante com confiança na providência divina, olhando para Jesus, mantendo nossa constância.

         A nossa constância nos momentos de provação resulta em aprovação perante o Senhor. Devemos encarar as provações como parte do processo de depuração, de purificação, que nos ensinam a paciência, que fortalecem a nossa fé em Cristo Jesus e ajudam a nos tornarmos o tipo de pessoa que Deus deseja que sejamos para Sua honra e glória. 

Roberta Jaciane

Nenhum comentário:

Postar um comentário